segunda-feira, 29 de junho de 2009

SEGUNDO DIA – 16 DE JUNHO


Socializando

• Abordagem do TP 6. Para a discussão dos objetivos das unidades, a turma foi dividida em quatro grupos; cada qual debateu os objetivos de uma das unidades do TP. Depois, os debates foram socializados com toda a turma.
• Argumentação: discussão da Atividade 1, p. 15.
• Os/As formadores/as sentiam necessidade de retomar os conceitos de tipos e gêneros textuais, então houve uma explanação teórica a respeito.
• Com base no Resumindo, p. 40, a turma foi dividida em seis grupos, cada qual responsável por um tipo de argumento. Os grupos estudaram os respectivos tipos de argumento e planejaram uma dramatização que exemplificasse o tipo de argumento dado. O restante da turma deveria descobrir de que tipo de argumento se tratava. A atividade foi muito produtiva.
• Leitura compartilhada: Importante, p. 54.
• A partir de uma tese definida pela turma (“O local escolhido para a formação no Maranhão não favorece o desenvolvimento do Gestar II”), foram levantados argumentos para a sustentação da tese. Os/As formadores/as redigiram um texto argumentativo, na forma de e-mail, organizando os argumentos levantados.
• Debate com toda a turma a respeito da produção de texto como processo que envolve escrita, revisão e edição. Discussão das implicações pedagógicas dessa perspectiva de texto como processo.
• Debate em grupos acerca da relação entre ensino de LP e literatura.
• Avaliação das estratégias adotadas para a formação neste segundo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário