segunda-feira, 29 de junho de 2009

PRIMEIRO DIA – 15 DE JUNHO

Como anda o Gestar II nos municípios?

• Minha apresentação como Formadora-UnB, tendo em vista que substituo a formadora Isabel Cristina, que atuou junto à turma na Fase 1.
• Dinâmica do boneco, para introduzir a discussão acerca das conquistas obtidas e das dificuldades enfrentadas na primeira fase. A turma foi dividida em seis grupos, que refletiram sobre suas conquistas e dificuldades. O objetivo era que levantassem três conquistas e três dificuldades que tivessem em comum. Cada grupo desenhou, em folha de papel pardo, um boneco, localizando no corpo do boneco suas conquistas e dificuldades (por exemplo, conquistas com o estudo foram localizadas na cabeça, dificuldades de deslocamento foram localizadas nos pés etc.). Depois, os grupos apresentaram-se em plenária.
• Compartilhamento da implantação do Gestar II nos municípios. Cada formador/a municipal narrou a experiência do Gestar II em seu município, contando em que fase encontra-se a formação, o apoio (ou falta de apoio) dos municípios ao Programa, problemas com o material etc. Esse debate foi longo, mas fundamental para que eu pudesse me apropriar do andamento do Gestar II no Maranhão, uma vez que não participei da primeira fase.
• Os principais problemas relatados foram: atraso na entrega do material (há um município, Mangabeiras, que até hoje não recebeu o material, e por isso o Gestar não foi implantado. Há municípios que receberam poucos kits e municípios que receberam material em excesso); dificuldade com a gestão do tempo; falta de apoio de prefeituras em diversos municípios; professores/as cursistas que trabalham em três turnos; impossibilidade de visitar as escolas, por falta de tempo; resistência dos/as cursistas ao Programa.
• Avaliação das estratégias adotadas para a formação neste primeiro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário