segunda-feira, 29 de junho de 2009

QUINTO DIA – 19 DE JUNHO


Dever cumprido!

• A turma foi dividida em três grupos: formadores/as e coordenadores/as de municípios que já iniciaram os trabalhos com o TP4; formadores/as e coordenadores/as de municípios que já iniciaram os trabalhos com o TP3; formadores/as e coordenadores/as de municípios que ainda não iniciaram os trabalhos com nenhum TP (não havia nenhum município que tivesse entrado no TP5).
• Os grupos que já haviam trabalhado TPs em seus municípios contaram como se deu a exploração do material junto aos cursistas, as adequações feitas etc. A troca de experiência foi muito interessante, sobretudo para aqueles/as cujos municípios encontram-se muito atrasados em relação à implantação do programa.
• Reflexão: a importância de mantermos estreito contato para a troca de experiências.
• Como o principal problema enfrentado para a implantação do Gestar II é a sobrecarga dos/as cursistas, muitos/as dos/as quais trabalham em três turnos, foi realizado um debate a fim de levantar estratégias para o enfrentamento do problema. As estratégias imaginadas pelos/as formadores/as foram: 1. realizar encontros presenciais em dias da semana diferentes, de modo que os/as cursistas que não tenham disponibilidade em um determinado dia da semana não percam encontros sistematicamente; 2. criar grupos de estudo em cada escola, em horário de coordenação; 3. utilizar o dia de folga de LP para formar grupos de estudo, nos municípios em que as folgas são coincidentes em todas as escolas; 4. utilizar as horas quinzenais de planejamento para estudos do Gestar II; 5. buscar a redução da carga de professores/as envolvidos/as com o Gestar II e que têm 20h semanais em sala de aula para 15h – isso depende da adesão das SEs.
• Solicitação dos/as formadores/as: que a coordenação do Gestar II entre em acordo com as SEs dos municípios, no sentido de garantir que as SEs sejam mais engajadas com os resultados do Programa, facilitando a participação dos/as cursistas.
• Avaliação geral da semana de formação.

Um comentário:

  1. Viviane,
    Suas fotos, seus registros mostram um grupo trabalhando. Um belo trabalho em grupo porque um mais um é sempre mais que dois...
    Parabéns!
    Dioney

    ResponderExcluir