quarta-feira, 10 de março de 2010

RELATÓRIO QUALITATIVO

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO – MARANHÃO – 5 E 6 DE MARÇO DE 2010

“É necessário ter feito muito para se compreender que não se fez o bastante”

Os dois dias do Seminário de Avaliação do Gestar II no Maranhão foram uma estimulante experiência de troca. Apesar das inúmeras dificuldades narradas por diversos/as formadores/as, também pudemos conhecer experiências de sucesso e superação de obstáculos.
Durante esses dois dias, ouvi muito mais do que falei. Foi o momento de conhecer o que foi feito, as dificuldades encontradas, as conquistas e os planos para o futuro. Vejamos:

Entraves para a implementação do Gestar II
• O tempo para estudar é uma das dificuldades encontradas. As Secretarias de Educação precisam se envolver mais ativamente no Programa, de modo a criar melhores condições para a participação dos/as formadores/as e cursistas. O Programa deve construir meios para cobrar esse envolvimento. Nos municípios em que as Secretarias de Educação apoiaram o Programa de forma massiva os resultados foram muito melhores. O Programa precisa fiscalizar de maneira mais eficiente o envolvimento das Secretarias.
• Há problemas administrativos graves no Programa. Há formadores/as que fizeram corretamente seus cadastros e nunca receberam a bolsa prometida. É claro que isso se torna um estímulo negativo. Muitos/as relataram que escreveram diversos emails para a equipe administrativa e para o professor Guy e nunca obtiveram respostas; que tentaram também contato telefônico e não conseguiram.
• O atraso na entrega do material foi um problema sério que chegou a determinar o fracasso da implementação do Programa em alguns municípios.
• Muitos/as formadores/as relataram descrédito dos/as cursistas quanto à formação conduzida por seus/suas próprios/as colegas do município.
• Formadores/as observaram deficiências dos/as cursistas na produção escrita. Temos, sem dúvida, uma crise na educação, o que não é novidade.
É quase uma regra geral: professores/as trabalham demais, muitas vezes em três turnos. É, talvez, uma violência exigir-lhes mais de seu tempo. Penso que para serem certificados os municípios deveriam, obrigatoriamente, criar possibilidades para a participação de professores/as no Programa. Alguns municípios liberaram professores/as para participar do Programa, e nesses casos houve sucesso. Quando um/a diretor/a de escola coloca impedimentos para a participação de professores/as em um Programa como o Gestar II, verifica-se que o discurso do governo de valorização do/a profissional da educação não alcança a prática. Há muita carência na educação pública do Maranhão, uma carência que beira o absurso. As condições são inaceitáveis, o que ressalta o caráter louvável do esforço desses/as formadores/as.

Aspectos positivos da implementação do Gestar II
• Observou-se mudança nas aulas, com registros de depoimentos de alunos/as relatando aulas mais interessantes.
• Houve muito empenho de professores/as das zonas rurais de diversos dos municípios. Segundo relatos, foram os que tiveram maior motivação e que obtiveram maior ganho com o Programa. Com algumas exceções, não tiveram incentivo das Secretarias de Educação, e mesmo assim deslocaram-se para participar dos encontros de formação, mostrando grande entusiasmo pelo Programa.
• O Gestar teve resultado na motivação de professores/as e, consequentemente, de alunos/as.
• Houve mudanças de postura em relação ao ensino de língua materna e muito crescimento conceitual. A relação entre teoria e prática, enfatizada no Programa, foi comemorada por muitos/as formadores/as.
• É importante a liberdade para adaptar propostas e atividades às realidades locais.
• O Gestar trouxe o hábito de planejamento conjunto e coordenado, combatendo o trabalho isolado e incentivando maior interação entre professores/as.
• Houve um município que promoveu um seminário envolvendo cursistas e seus/suas alunos/as. Os/as alunos/as da zona rural sentiram-se valorizados/as. Essa estratégia poderia ser tomada como modelo no futuro.
• Muitos projetos pedagógicos criativos foram formulados e implementados, muitas vezes articulando professores de disciplinas diversas.

Perspectivas para o futuro
• O material excedente recebido em alguns municípios será utilizado em 2010. Alguns municípios pretendem utilizá-lo para formar, de maneira autônoma, outra turma de cursistas; outros municípios pretendem utilizá-lo em regiões mais distantes não contempladas nesta edição do Programa.
• Há demanda pelo programa em outras áreas, como Geografia, Ciências e História.
• Um exemplo de experiência muito bem sucedida na implementação do Gestar II no Maranhão é o município de Santa Luzia. Com uma equipe de coordenadora e formadoras muito engajadas, o Programa foi um sucesso. Em 2010, pretendem aproveitar o material excedente na formação de novas turmas de cursistas, inclusive havendo demanda para o envio de novos kits, caso seja possível. Cursistas que se destacaram serão convidadas a formar novos/as cursistas, dando continuidade ao Programa no município. Os/As professores/as contratados, não atingidos/as pelo Gestar II, também serão estimulados/as a participar – já que estão efetivamente em sala de aula. Nas palavras da coordenadora do Gestar II no município, “o Gestar em Santa Luzia foi e será um sucesso, porque nós não vamos parar por aqui”

O aspecto mais positivo do Gestar II, em minha opinião, é a amplificação. Partimos de poucos indivíduos para atingir um universo expandido de atores sociais. É gratificante colher os frutos desse esforço, ainda que não possamos negar as dificuldades e as falhas do processo. Sou profundamente grata a todos/as que me permitiram a satisfação de fazer parte dessa história.
Se uma crítica construtiva me é permitida, gostaria de enfatizar que uma comunicação mais eficiente é imprescindível. Eu mesma relato que escrevi vários emails para o administrativo e para o financeiro e que nunca obtive resposta, e o mesmo caso foi relatado por colegas formadores/as UnB. A equipe administrativa precisa ser acompanhada mais de perto pela coordenação, a fim de realizar um trabalho que nos ajude de fato. Por exemplo, no momento de lançar notas, procurei a sra. Fátima Eleutério, que digitou as listas de frequência com que trabalhamos, para lhe solicitar o envio da lista de minha turma (para que eu não precisasse digitar todos os nomes) e descobri, com surpresa, que ela não havia salvado as listas. Esse erro resulta em trabalho duplicado, que poderia ser evitado. Mais grave que isso é o fato de termos viajado para o Seminário de Avaliação sem termos recebido as diárias devidas. É um absurdo termos de financiar com nossos próprios recursos um programa do governo. Esse ‘financiamento’ é um empréstimo de nosso dinheiro, para o qual não recebemos juros. Não considero isso certo. No dia em que viajei, tendo constatado que as diárias não haviam sido depositadas em minha conta, telefonei para o administrativo do Gestar, que não soube resolver meu problema e não pareceu considerá-lo grave, afirmando que a quantia seria depositada nos próximos dias e que a planilha havia sido enviada ao MEC havia vários dias. Liguei para a sra. Ana Paula, do MEC, que afirmou que o administrativo do Gestar havia enviado a planilha com atraso e que não sabia quando o dinheiro seria depositado, mas que isso provavelmente não seria feito nos próximos dias, contradizendo o que me haviam informado. Penso que uma maior articulação entre as diversas equipes envolvidas nesse trabalho não poderia senão torná-lo mais eficiente. Aprendemos muito com os erros, quando sabemos enxergá-los.
Por fim, devo registrar, mais uma vez, minha satisfação em fazer parte desse processo. Apesar de minhas falhas e imperfeições – não há quem não as tenha –, sei que fiz um bom trabalho, e sei do gosto que tive em fazê-lo. A melhor prova do dever cumprido é a amizade e o reconhecimento que levo de minha turma.

Brasília, 10 de março de 2010.

Viviane de Melo Resende

2 comentários:

  1. Parabéns, professora por sua coragem e presteza durante este processo;continuaremos postando atividades e reflexões em nosso blogger,obrigada por tudo!
    ALEIDE JOSSE/BURITI

    ResponderExcluir
  2. Esta avaliação reflexiva é muito corajosa. Parabéns pelo brilhante trabalho. As falhas da Coordenação Geral do Gestar II não foram só com você, se lhe serve de consolo, conosco também.
    Você é um talento!
    Parabéns e obrigada por tudo.

    ResponderExcluir