terça-feira, 2 de março de 2010

Depoimento de Edivanilda sobre o Gestar II

O GESTAR EM SANTA QUITÉRIA – MA

Aqui nessa cidadezinha,
Santa Quitéria do Maranhão,
Há um grupo de cursistas
Que aprovaram a adesão,
Do programa Gestar II,
Feita pela Secretaria de Educação.

Com o término desse curso,
Querem muito agradecer
Mostrando alguns dos trabalhos,
Feitos com grande prazer.
Resultados de muito estudo
Que só lhes fizeram crescer.

Em todo curso que se preza,
Sempre há o que mostrar.
Descrevo alguns equívocos,
Do antes do curso começar.
Depois darei resultados
Do Gestão da aprendizagem Escolar.

Sobre gêneros e tipos textuais,
Eis aí a grande “confusão”!
Para muitos, tipos eram gêneros.
Para outros, gêneros e tipos era uma fusão.
E nesse “abacaxi” todo,
Os alunos é que ficavam na mão.

Quanto às produções textuais,
Texto, sempre pediam para fazer.
Somente para dar nota,
Sem o aluno saber o quê, para que e o porquê.
Não sabendo as características,
Muito menos a função,
Faziam qualquer coisa
Para não perderem a lição.

Sobre a “Intertextualidade,”
Quem já tinha ouvido falar?
Garanto que todos os cursistas.
Isso eu não posso negar.
Mas, as formas como ela se dá,
Ninguém sabia não,
Nisso também estou incluída,
Por que mentir então?

Nesse nível de dificuldade,
Destaquei alguns dos TPs.
Por terem sido mais trabalhosos,
Repetiu-se mais de uma vez.
Porém, com ajuda de Luiza Monteiro, Marcuschi,
Silviane Bonaccorsi, e eu, é claro!
Essa postura equivocada
Ficou para trás, de uma vez!

Saindo desses obstáculos,
Vamos lá ao que interessa:
O desenvolvimento das oficinas
Foi tão bom! Uma “festa”!
Mesmo com o tempo curto,
Todos se esforçaram bastante.
As atividades dos TPs e AAAs
Fizeram de forma bem relevante.

Muitas dúvidas foram tiradas,
Em uma discussão constante.
Cada encontro, um objetivo
Com experiências bem marcantes.
Dentre os trabalhos apresentados,
Muitas produções textuais,
Até homenagem ganhei de aluno,
Não é emocionante demais?

Do Gestar em minha cidade
Ainda há muito o que falar
Mas agora, posso não,
Pois tem umas certas cursistas,
Querendo dar uma contribuição.
Nesse relato importante,
É delas a opinião:

(Edina)
“ De muitos cursos, já cheguei a participar.
Buscando sempre novas maneiras,
Para em sala de aula atuar.
Porém muito vagos, só bastante teoria.
O Gestar? Ah, esse não!
É tudo o que eu mais queria!

Teoria e prática na dose certa.
Agora, mais dinâmicas e prazerosas
Minhas aulas estão sendo.
E a aprendizagem dos meus alunos,
Com certeza, está crescendo”.

(Edilsa)
“ Esse programa que aqui veio,
Engrandecer a nossa educação,
Em Português e Matemática
Trouxe grande capacitação.
Aprimorou meus conhecimentos,
Para meu currículo, é extensão’’.

Com esses depoimentos,
Meu relato vou encerrar.
Agradecendo a todos os cursistas,
Com os quais eu pude contar.
Para desenvolver esse grandioso programa
O qual denomina-se GESTAR.
Programa que ajudou
Alguns educadores desse lugar,
Melhorar o desempenho
No ambiente escolar.

Também não posso deixar,
De uma pessoa agradecer,
É Viviane Resende, Formadora da Unb.
Doutora em linguística,
Dotada de muito saber.
Com toda sua dedicação
Pude contar pra valer.
E todas as minhas dúvidas
Ela pôde esclarecer.

Aos formadores blogueiros
Peço aqui minhas desculpas,
Por esse nível de linguagem,
Nesse relato de luta.
“O estudo da gramática
Poetas, não faz não.
Assim, disse Rubem Alves
Ao falar de educação”.
Quando se é entendida
No ato da comunicação,
O tipo de linguagem não importa.
Não é mesmo, meus irmãos?

Edivanilda da Silva Lima
Formadora Municipal

(Fonte: http://umingredienteamais.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário